O Centro Universitário Escola é ligado à Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, da Companhia de Jesus – Ordem Religiosa da Igreja Católica, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.
Atualmente, a Rede Internacional de Educação dos Jesuítas tem aproximadamente 3 milhões de estudantes, com 2.700 escolas, 850 colégios e 209 universidades presentes em todos os Continentes.
Para Santo Inácio de Loyola, o acesso ao conhecimento é meio imprescindível para o desenvolvimento humano. Mais que a universalização do ensino, é preciso educação de qualidade e integral. Neste sentido, o paradigma fundamental da Pedagogia das instituições jesuítas é o Magis Inaciano (o máximo): uma atitude fundamental que significa buscar ser e fazer o melhor sempre e em tudo. Este paradigma se efetiva por meio de uma metodologia de educação personalizada, aliando tradição com inovação tecnológica.
No Brasil, a Rede Internacional de Educação dos Jesuítas conta com a PUC-Rio, a Unisinos (Grande Porto Alegre), a UNICAP (Recife) e a FEI (SP), além de colégios e escolas para crianças de famílias economicamente hipossuficientes. Em Belo Horizonte, fazem parte da Rede a FAJE, Escolas Fé e Alegria, Colégio Loyola e a Dom Helder.
Por vincular-se à tradição dos Jesuítas, com cinco séculos de história, e a seu Patrono, a Escola Superior Dom Helder Câmara incorpora os ideais de um ensino que, além da formação técnica e científica, promove também uma formação humana integral, ética, social e política.
Mantida pela Fundação MDC, criada em 1998, esta Dom Helder dá continuidade a uma prática ético-social, através de atividades de promoção humana, da defesa dos direitos fundamentais, da construção feliz e esperançosa de uma cultura da paz e da justiça.” após esse trecho: ”A Escola Superior Dom Helder Câmara é ligada à Rede Internacional de Educação dos Jesuítas, da Companhia de Jesus – Ordem Religiosa da Igreja Católica, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.